18 maio 2014

Terapia Cognitiva

Aqui no site já expliquei brevemente sobre o que é Terapia Cognitiva, o seu enfoque e o modelo cognitivo do processamento de informações: pensamento gera emoção e comportamento. Hoje vários amigos me encaminharam um texto escrito pelo psicólogo Dr. Cristiano Nabuco sobre “Como a terapia cognitiva pode mudar seu cérebro”. Achei o texto muito interessante. […]

Aqui no site já expliquei brevemente sobre o que é Terapia Cognitiva, o seu enfoque e o modelo cognitivo do processamento de informações: pensamento gera emoção e comportamento.

Hoje vários amigos me encaminharam um texto escrito pelo psicólogo Dr. Cristiano Nabuco sobre “Como a terapia cognitiva pode mudar seu cérebro”. Achei o texto muito interessante. Para quem gosta de pesquisa, o Dr. Cristiano Nabuco descreve como a modificação de estilos de pensamento e de comportamento de uma pessoa pode levar a alterações metabólicas significativas no cérebro de pacientes que apresentam, por exemplo, depressão maior ou transtorno obsessivo-compulsivo. Ou seja, mudar a mente, a maneira como processamos as informações, produz mudanças positivas no cérebro!

Outro dado interessante: embora alguns estudos apresentem a eficácia da associação de Terapia Cognitiva + Medicação, a Terapia Cognitiva por si só, pode ser tão eficaz como é o medicamento para muitos tipos de transtornos de ansiedade e de humor, como a depressão.

Vale a pena ler o texto na íntegra, publicado na página da Uol Notícias: http://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br/2014/05/14/como-a-terapia-cognitiva-pode-mudar-seu-cerebro/

Espero que gostem!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionadas