12 ago 2014

Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas

Prevenir é antecipar, chegar antes. Essa é a proposta do livro recentemente lançado pela Artmed “Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer?”, organizado por Alessandra Diehl e Neliana Buzi Figlie. A proposta do livro é informar profissionais de diversas áreas (saúde, educação, líderes comunitários, gestores públicos, etc), […]

Prevenir é antecipar, chegar antes. Essa é a proposta do livro recentemente lançado pela Artmed “Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer?”, organizado por Alessandra Diehl e Neliana Buzi Figlie.

Prevenção ao uso de álcool e drogas

A proposta do livro é informar profissionais de diversas áreas (saúde, educação, líderes comunitários, gestores públicos, etc), bem como pais e demais interessados nas áreas de prevenção e promoção da saúde. O livro é um guia, escrito de forma didática e objetiva e está dividido em quatro seções, abordando os fundamentos que envolvem uma intervenção preventiva, fatores de risco e de proteção, prevenção nos ambientes escolar, universitário, comunitário, promoção da resiliência, influência da mídia, projetos nacionais e internacionais bem sucedidos na área, entre outros tópicos.

Tive a honra de participar desse projeto como autora do capítulo “Prevenção nos ambientes escolar e universitário” e de ter realizado minha pesquisa de mestrado no CUIDA (http://www.cuida.org.br/), um programa de prevenção para filhos de dependentes químicos, localizado no Jardim Ângela, periferia da cidade de São Paulo.

Em outro momento, quero contar um pouquinho sobre esse programa e sobre os resultados da minha pesquisa. O fato é que investir em prevenção vale a pena e tem muita gente desenvolvendo projetos legais por aí. Se você se interessa pelo assunto, seja bem-vindo ao time!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionadas